O Presidente Armando Viegas, com elementos da Direcção e convidados
Foi mais um êxito a somar aos muitos que esta nossa casa regional vem, ao longo dos anos, em prol da cultura portuguesa e da região alentejana.
"Queijaria Guilherme"
Assim, no final do mês de Setembro passado, a linda, e histórica também, cidade de Serpa esteve em destaque no salão nobre da Casa do Alentejo de Toronto, com a presença duma caravana vinda daquela região de Portugal encabeçada pelo autarca Carlos Alves daquela mencionada cidade, o grupo popular de cantares alentejano, "Mosto", tendo também uma exposição e prova dos saborosos queijos de fabrico artesanal, uma gentileza da "Queijaria Guilherme" sedeada naquela zona cujos proprietários, José e Conceição Guilherme, se deslocaram propositadamente a Toronto para apresentarem este produto lacticínio e promoverem estes produtos, os queijos de ovelha e cabra, amanteigados e curados, frescos e requeijão, selecionados do melhor leite das pastagens da Serra de Serpa.
O Veriador Carlos Alves
Foi um êxito retumbante nestes dias com tantos apreciadores, a todo o tempo, questionando e provando o mostruário que infelizmente não chegou, nem de longe, para as dezenas, ou mesmo centenas de pedidos.
José Guilherme, proprietário da queijaria presente neste certame
No sector de entretenimento foi outro êxito com a actuação do grupo "Mosto" de canto alentejano, composto por três elementos liderados por Carlos Arruda, uma excelente voz já em destaque na musica regional e que, abusivamente, rotulamos de autêntico "Rouxinol" das planícies sem fim.
O final da noite, directores e convidados
Está ali um artista em embrião que auguramos grandes sucessos no cantar alentejano uma província que nos tem dado ao longo dos anos grandes vozes no estrelato nacional dos quais destacamos, como exemplo, Francisco José, Luís Piçarra, Cândida Branca Flor, António Pinto Bastos, Paco Bandeira, Tonicha e tantos outros. O autarca, Carlos Alves, apresentou uma alocução "Serpa Terra Forte" onde elucidou, em pouco tempo, a potencialidade daquela cidade, os seus encantos turísticos e o desenvolvimento agropecuário do Concelho.
Armando Viegas e Rosa de Sousa com os convidados
Durante estes dias ( 28, 29 e 30 de Setembro) além do já referido conjunto "Mosto" actuou o artista local Hélder Pereira que acompanhado por seu filho interpretou temas bem conhecidos de todos nós e procedeu-se à passagens de vídeos sobre a cidade de Serpa e o encanto vocal, dos seus grupos corais, uma autêntica relíquia do passado e do presente. Depois foi o franco convívio, os jantares bem participados, onde o Grupo Coral da Casa actuou.
Helder Pereira animou a noite
Durante estes dias esteve em exposição belíssimos trabalhos de artesanato em pintado em barro, as "Severas", de autoria da talentosa ceramista Vanda Lopes Palma, de castro Verde, dado que os trabalhos apresentados estarem relacionados com o Fado, as fadistas, com xaile e a guitarra. Foi só pena das peças terem rapidamente sido reservadas por colecionadores mesmo antes do terminar destes dias de certame.
Actuação do conjunto musical "Mosto"
Confessamos termos agradado este colóquio sobre a cidade de Serpa e do excelente trabalho desenvolvido nesta Semana Cultural pela presente Direcção encabeçada pelo dinâmico Armando Viegas.
O agradecimento final da caravana que veio até nós
Voltar para Eventos Sociais |